A ICOS é fabricante de Sensores de Nível para líquidos. Mas afinal, o que é um Sensor de Nível? Como funciona? Onde é utilizado?
Sensores de Nível, também conhecidos como “chave de nível” ou “bóia de nível“, funcionam com contato reed switch e flutuador magnético. O movimento desse flutuador abre ou fecha o contato do reed switch.
Os sensores detectam nível de líquidos em tanques e reservatórios na altura em que forem instalados, com contato ON/OFF como saída. São considerados sensores de baixa potência, pois não são usados diretamente para o acionamento de bombas de água, que possuem potência e correntes altas. Os sensores trabalham numa potência aproximada de 20W, gerando uma corrente suficiente para sinalizações de nível através de uma lâmpada ou aviso sonoro, em sistemas de controles digitais (Arduinos, microcontroladores, inversores de frequência) ou então para acionamento de relés, CLP e contatores para ligar/desligar bombas d’água, por exemplo.
Pelo fato de ficarem fixos em um ponto do reservatório, os Sensores de Nível da Icos não são influenciados por ondulações e vibrações no reservatório e garantem uma melhor confiabilidade e repetibilidade se comparados a outros tipos de detectores de nível, como as antigas chaves boia.
Por serem bastante versáteis, possuem diversas aplicações e são utilizados em controles e automações das mais variadas áreas como, por exemplo:
- Climatizadores, nebulizadores, saunas, aquecedores: para avisar o momento de repor a água;
- Cisternas e construção civil: automação predial;
- Saneamento e tratamento de água: automação dos reservatórios de tratamento;
- Veículos: monitoramento do nível do líquido de arrefecimento para evitar danos ao motor;
- Chocadeiras: monitoramento de água utilizada para umidade;
- Lavadoras: detecção do nível de água;
- Máquinas de gelo: controle de nível da água utilizada na fabricação do gelo;
A Icos possui diversos modelos de Sensores de Nível, sendo que cada um possui propriedades específicas para atender as particularidades de cada tipo de aplicação. Os modelos variam da seguinte forma:
- Material
- Poliacetal (POM): ideal para água, combustíveis e lubrificantes;
- Polipropileno (PP): ideal para produtos químicos, exceto combustíveis (recomendado ensaios prévios para confirmar compatibilidade);
- Poliftalamida (PPA): material de alto desempenho e boa resistência mecânica;
- Conexão elétrica
- Cabo;
- Plug M12;
- Plug DIN 43650 (somente para sensores laterais);
- Tipo de Montagem
- Lateral externa em rosca de 1/2″NPT;
- Lateral externa em furo de Ø22mm;
- Lateral interna em furo de Ø16mm;
- Vertical interna em furo de Ø16mm:
- Instalados no topo ou no fundo do reservatório;
- Hastes variam de 45mm a 400mm de comprimento;
- Detectam 1 ou 2 pontos de nível de acordo com modelo;
Os Sensores Icos podem trabalhar Normalmente Aberto (NA) ou Normalmente Fechado (NF), bastando apenas girar o sensor (para sensores laterais) ou o flutuador (para sensores verticais).
Por serem construídos em plástico, não sofrem inscrustações que costumam prejudicar o sinal de saída nos tradicionais eletrodos de nível, além de serem de baixo custo.
Se ainda ficou alguma dúvida sobre o funcionamento dos Sensores de Nível, assista ao vídeo abaixo produzido pelo canal Mundo da Elétrica:
Veja também:
- Aplicações típicas
- Folhetos técnicos e exemplos de instalação elétrica
- Modelos fabricados pela Icos
- Vídeos