Inrush Current

Inrush Current – Saiba o que é e como se prevenir

Inrush Current

Neste artigo, abordamos um tema sobre o qual não há muito material informativo, mas que tem impactado em instalações de sistemas com sensores: inrush current (corrente de irrupção). Para manter a publicação objetiva e não estender muito o assunto, vamos restringir sua abrangência considerando apenas circuitos de baixa potência.

O que é?

Inrush current é a corrente de arranque ou corrente de pico de entrada. Em outras palavras, é a corrente de entrada instantânea máxima absorvida por um dispositivo elétrico no instante do seu acionamento.

Essa corrente inicial é muito superior à corrente estável dos dispositivos e pode exceder a capacidade dos contatos de baixa potência, danificando os componentes ligados ao circuito, como por exemplo os reed switches, que não suportam cargas maiores do que 20W/VA e correntes acima de 500mA.

Gráfico da inrush current (corrente de irrupção)
O tempo inicial quando uma alta corrente flui antes de atingir a corrente estável é a corrente de irrupção

Consequências

Certos equipamentos elétricos de corrente alternada, quando são energizados, disparam uma corrente infinitamente maior que sua corrente estável. É o que ocorre com alguns modelos de relés acopladores disponíveis no mercado, que oferecem baixo custo, mas podem colocar em risco o funcionamento do sistema elétrico, por possuir em seu circuito um capacitor eletrolítico de filtragem, que praticamente coloca em curto-circuito o contato do reed switch.

Trata-se de uma falha de projeto que interfere em contatos de baixa potência, provocando a soldagem dos mesmos. Este selamento do contato elétrico pode ser momentâneo ou definitivo, provocando falha dos dispositivos ligados ao sistema, que impactará na diminuição de sua vida útil ou até mesmo na total perda de funcionalidade.

Proteção

A proteção contra essa corrente de pico não deve interromper o circuito, mas precisa reagir a falhas de sobrecarga para evitar curto-circuito. Em dispositivos de baixa potência, um resistor em série com a linha pode ser usado para limitar os capacitores de entrada.

Conhecendo melhor os riscos a que estão expostos os sensores atuados por reed switches, a principal recomendação é analisar as especificações técnicas dos dispositivos e componentes que irão compor o circuito elétrico antes de fazer a instalação.


Assim, esperamos que este artigo contribua para esclarecer um pouco mais sobre o funcionamento de sistemas elétricos onde podem ser aplicados os sensores Icos, bem como esclarecer o que é inrush current.

Saiba como proteger os sensores de nível e sensores de fluxo da Icos desse pico de corrente, acessando Cuidados com relé acoplador em nosso site.

Dentro do tema, recomendamos também este vídeo do canal Mundo da Elétrica sobre curto-circuito elétrico:

Fontes:
Wikipedia – Inrush Current
Murata

Comments

comments

Deixe um Comentário

Enter Captcha Here : *

Reload Image